top of page
  • Foto do escritorRedação Dom

Longevidade: 9 hábitos poderosos.

Atualizado: 18 de ago. de 2022



Sabemos dos idosos com quem trabalhamos que é importante para sua saúde fazer parte de rotinas que agreguem mais qualidade de vida.


Cuidados com a mente, o corpo e o espírito são vitais para uma longevidade sadia. Estudos demonstram que práticas como yoga, meditação e trabalhos manuais contribuem para uma vida melhor nesse período.


Por isso, em nossos residenciais consideramos importante investir tempo em rotinas saudáveis, para além de se viver mais, viver com saúde e bem-estar.


Nesse artigo vamos falar sobre sobre lugares onde predominam hábitos saudáveis. Assim você pode identificar quais dessas atitudes já pratica, quais são cultivadas em sua cidade para incorporar essas lições em sua própria vida.



As ‘Zonas Azuis’ e os hábitos mais saudáveis do mundo


Pesquisas demográficas na área da gerontologia - a ciência que estuda os processos de envelhecimento - identificou cinco regiões do mundo onde são cultivados os Power 9, os ‘nove poderes’ da saúde, são as chamadas Zonas Azuis.

Primeiro, no artigo chamado “As Zonas Azuis: áreas de excepcional longevidade pelo mundo'', publicado em 2013, os pesquisadores Michel Poulain, Anne Herm e Gianni Pess estudaram lugares cuja longevidade de seus habitantes era superior à de outras regiões do mundo.


Posteriormente, o integrante da National Geographic Dan Buettner e seus colegas exploraram as semelhanças de hábitos nestes locais e criaram o projeto “Zona Azul” listando, a partir daí, os Power 9, os nove poderosos hábitos para uma longevidade saudável.


As cinco regiões identificadas como tendo as populações mais saudáveis, felizes e longevas no mundo são Barbagia, na Sardenha, Ikaria, na Grécia, Loma Linda, na Califórnia, Nicoya Peninsula, na Costa Rica, e Okinawa, no Japão.


Hábitos relacionados à mobilidade, alimentação e pertencimento são pontos em comum nesses locais e vamos olhar para cada um deles para você saber tudo a respeito.



Hora de movimentar-se e hora de parar



















Dois hábitos importantes identificados na rotina dos residentes das Zonas Azuis são o de ‘mover-se naturalmente’. Isto é, executar de mão própria as tarefas diárias da casa e do trabalho e saber o momento de parar e relaxar, cultivando rotinas e movimentos que baixem o nível de estresse.


  • Mover-se naturalmente

Os residentes das chamadas Zonas Azuis tendem a executar suas próprias atividades de rotina, como jardinagem, afazeres domésticos e trabalhos executados manualmente, que exijam um certo esforço físico.


Na Sardenha, por exemplo, a longevidade, principalmente dos homens, está associada à criação de animais de fazenda. Como vivem em encostas íngremes e terrenos acidentados, caminham longas distâncias para o trabalho, promovendo, assim, a saúde do coração e dos ossos.


Em outras palavras, incorporam em suas tarefas o que é parte da rotina diária, movendo-se com frequência e evitando uma vida sedentária.


  • Baixar o nível de estresse

Residentes das Zonas Azuis costumam ter rotinas que aliviam o estresse. É comum encontrar nessas áreas hábitos de concentração e tranquilidade, através de movimentos ou pelo simples fato de parar para rezar, meditar ou sestear.


Em Icária, na Grécia, e em Barbagia, na Sardenha, por exemplo, o momento da sesta é um hábito comum. Similarmente, em Okayama, as pessoas praticam artes marciais e tai chi diariamente, que igualmente são aliviadores de estresse.



Comer bem, beber bem







Há alguns hábitos comuns na maneira de comer e beber das pessoas que vivem nas Zonas Azuis, dentre elas está o costume de aplicar a ‘regra dos 80%’, seguir dietas baseadas em plantas e consumir vinho moderadamente.


  • Regra dos 80%

A quantidade de alimentos que ingerimos em uma refeição é tão importante quanto a qualidade dos alimentos.


Um termo em japonês que representa esse princípio é o Hara Hachi Bu. Esse mantra ancestral é praticado na região de Okuyama e quer dizer “coma até estar 80% cheio”. Dito antes de cada refeição, um costume dos residentes locais, tem o intuito de lembrar que devemos estar atentos à distância entre quando não estamos mais com fome e quando nos sentimos cheios.


Ainda que o termo tenha origem na cidade de Okinawa, os pesquisadores das Zonas Azuis observaram que essa é uma prática comum em todas essas regiões, por isso chamaram de "regra de 80%" .


Esse hábito ajuda a manter um peso saudável e a evitar a obesidade.

  • Plant based

Os hábitos alimentares baseados no estilo mediterrâneo ganharam popularidade mundial nos últimos anos. A ideia é priorizar o consumo de vegetais, frutas, grãos, nozes, sementes, feijões, legumes e óleos saudáveis.


Os pesquisadores dos hábitos comuns quanto à alimentação nas Zonas Azuis observaram que os residentes dessas regiões comem uma dieta similar e por isso têm menor risco de mortalidade, além de menor incidência à depressão e redução de declínios cognitivos.

  • Vinho com Amigos

As pesquisas relacionadas aos hábitos dos residentes das Zonas Azuis mostraram que aqueles que têm o costume de beber uma ou duas taças de vinho diárias, e com moderação, sobrevivem aos pares.


Exceto pelos residentes de Loma Linda, na Califórnia, que são Adventistas do Sétimo Dia e não consomem bebida alcoólica, observou-se hábitos semelhantes nas demais regiões.


Vamos conviver?







Estar próximo dos entes queridos, encontrar a ‘tribo’ e realizar atividades que promovem o senso de pertencimento são vitais para uma boa saúde na longevidade, outro hábito comum dentre os residentes das Zonas Azuis.


  • Entes queridos

Quando as famílias passam mais tempo juntas e as gerações mais jovens estão ativamente envolvidas no cuidado dos pais, avós e outros membros senhores da famílias, essa troca gera bem-estar e afeta positivamente a saúde dos longevos.

  • A “tribo” certa

Um círculo próximo de amigos que compartilham do compromisso de viver um estilo de vida saudável também traz resultados positivos.

  • Viver com propósito

Com relação aos residentes das Zonas Azuis, os pesquisadores concluíram que focar em um propósito pode adicionar até sete anos de expectativa de vida. Em outras palavras, manter um objetivo, ou seja algo para realizar e envolver-se no dia a dia ajuda a reduzir os problemas de saúde.

  • Pertencimento baseado na fé

Outro comportamento que os moradores das Zonas Azuis compartilham é que eles pertencem a algum tipo de comunidade baseada na fé. Aqueles envolvidos nas práticas religiosas locais tendem a adicionar de quatro a quatorze anos à sua expectativa de vida.


Uma comunidade para você



Uma rotina saudável deve ser cultivada ao longo de toda a vida, mas é ainda mais importante para se viver bem na vida longeva.


Na Dom Senior Living buscamos criar ambientes seguros e solidários com atividades e rotinas diárias que proporcionem bem-estar e saúde aos idosos, como movimentar-se, alimentar-se bem e conviver com seus pares.


Os nove ‘poderes’ listados acima são um norte para aderir à vida saudável. Procure identificar quais dessas atitudes você costuma praticar, busque cultivar esses hábitos em seu local de residência e incorpore essas lições para a sua vida.


Os cuidados com a mente, o corpo e o espírito são vitais, por isso estamos sempre atentos, para que os moradores dos Residenciais DOM Senior Living possam viver mais e melhor.



 

Referência: Poulain, M., Herm, A., & Pes, G. (2013). The Blue Zones: areas of exceptional longevity around the world. Vienna Yearbook of Population Research, 11, 87–108. http://www.jstor.org/stable/43050798


bottom of page